Desde que nascemos somos professores e alunos. Aprendemos e ensinamos todo momento. Desde sempre é assim.

Todos os povos têm uma sabedoria alimentar que os ajudaram a sobreviver, mesmo em épocas muito difíceis de seca, como nos desertos, ou invernos rigorosos, como nos países com neve. Um exemplo é o aproveitamento dos alimentos, no período de abundância, para guardá-los para o período de escassez, tais como:

- É o caso do feijão, que pode ser armazenado com uma lama feita com terra que sai dos formigueiros e cupinzeiros que, depois de seca, o conserva até a safra seguinte. Outra opção é guardar os grãos com a poeira da bateção; ou acrescentar alho com casca no centro da garrafa PET onde serão armazenados.
- Fazer “couro” de frutas; licores, doces de corte ou desidratar, salgar, defumar; congelar, fermentar, ou transformar em pó os alimentos são outras formas de conservá-los. Esses processos são melhores do que o enlatamento, a adição de conservantes químicos ou a radiação. Essa última mata os bichos e seus ovos, o que deixa o produto bonito de se ver e para vendê-lo.

Outro exemplo brasileiro de sabedoria alimentar é o baião de dois (1 parte de feijão e 3 partes de arroz cozidos na mesma panela). Você sabe que em nutrição dois mais dois pode ser muito mais ou muito menos que quatro? Vejamos esse caso prático. Se o arroz e o feijão forem cozidos em panelas separadas e forem misturados na hora de comer, seu valor nutritivo será inferior ao do feijão e do arroz cozidos juntos, porque ocorre uma interação de nutrientes e a mistura cozida junta alimenta mais.

Assim como no Brasil, temos o baião de dois; há, no Japão, o okowa (arroz com feijão azuki – pequeno e avermelhado); e, nos países Árabes, o mjadra ou arroz marroquino (arroz com lentilha). Em todos os casos, mistura-se um cereal que dá em cacho, como o arroz, trigo ou milho; a uma leguminosa, que dá em fava, como o feijão, a soja, o amendoim, a lentilha ou o grão de bico.

Outros exemplos de sabedoria popular:

- “Limão à mesa para diminuir a fraqueza” (anemia). Realmente, a vitamina C do limão aumenta a absorção do ferro.

- Colocar temperos verdes, em preparações já prontas, para conservar a vitamina C.

- “Garapa ferrada e serenada para diminuir a anemia.” É verdade. A garapa, de um dia para o outro, fica azeda e o ferro da ferradura é absorvido melhor em meio ácido.

- Temperar salada com óleo e limão. As vitaminas “A”, “D”, “E” e “K”, abundantes nas folhas verdes, principalmente as escuras, são solúveis em óleo enquanto o limão aumenta a absorção do ferro.

- Fermentar alimentos melhora sua conservação, sua digestão e aumentam seu valor nutritivo. Alguns exemplos são o iogurte, missô (pasta de soja), shoyu, chucrute (repolho fermentado), verduras e farelos fermentados em farelo de arroz, vinagre, aluá (suco de casca de abacaxi fermentado), etc.

Os pratos típicos e as diferentes formas de preparar alimentos caracterizam os povos e representam um dos aspectos importantes para respeitar e manter as diferentes culturas.

Pense em sua infância e como era preparada a comida do dia-a-dia e a de festa. Veja o depoimento a seguir. Após um treinamento sobre alimentação saudável, em Salvador. Ao final do curso, iniciamos a avaliação. De repente, uma senhora começou a chorar e não conseguia dizer o motivo. Quando, finalmente, acalmou-se, ela disse: “Até hoje, eu achava que era bicho. Eu tinha jurado que não casaria com um homem pobre, para continuar comendo matos, como a beldroega, a serralha e o ora-pro-nóbis. Foi isso o que aconteceu. Mas hoje você nos mostrou que eu sempre comi melhor que os outros. Tanto que nem reparei, que os outros adoeciam, mas na minha casa nunca havia ninguém doente.” Observe que todas as folhas às quais a senhora se refere como “mato”, têm tonalidade verde-escura.

Reflexão:

- Que povos Pedro Álvares Cabral encontrou no Brasil? A que alimento Pero Vaz de Caminha faz referência, em sua primeira carta? Anote as propriedades nutritivas e formas de conservação e preparação do referido alimento.

- Listar frutas e matos comestíveis, que você, seus pais ou avós conheciam e comiam, mas que, hoje, não se fala nem se encontra mais.

Esses hábitos alimentares tradicionais, muitas vezes de grande valor nutritivo, estão sendo perdidos e substituídos pela chamada alimentação moderna, caracterizada pelo aumento do consumo de alimentos processados. Essa mudança resulta no surgimento de hábitos alimentares menos saudáveis do que a alimentação tradicional de cada região, estado ou país.

Infelizmente, esse fato também se traduz na perda da cultura alimentar. Os alimentos representam uma das fontes de recursos de um povo. De sua qualidade, dependem também as qualidades de alimentação e de vida da população. Preservá-los é preservar a soberania alimentar e cultural de um povo.

Leia, com cuidado, as receitas relacionadas de alguns países. Elas podem usar até os mesmos ingredientes, sempre os da época, acrescidos dos temperos indispensáveis a qualquer cozinha, mas o resultado é impar.


01 - África subsaariana (região africana ao sul do deserto do Saara)

Sua culinária, que recebeu forte influência dos colonizadores portugueses, indianos, franceses e ingleses, entre outros, exerceu muita influência em nossos sabores e saberes, devido a chegada de seus povos ao Brasil. Nossa mandioca é cultivada em vários países africanos e constitui um alimento de sustentação, como no Brasil, além de acompanhar carnes, peixes e aves. Os africanos ainda utilizam folhas de abóbora, de mandioca, de batata doce e de alguns tipos de feijão como verdura. Elas são vendidas nas ruas em paneiros (cestos) ou mesmo em sacas, que carregam na cabeça.

Receita Chima (em Moçambique) ou Fungi (em Angola)

Prato usado, normalmente, como acompanhamento, como nosso arroz. É feito com a farinha de mandioca, mas essa farinha é preparada de modo diferente da nossa. A mandioca é primeiramente desidratada, depois pilada ou moída e peneirada. Assim, todo o polvilho é aproveitado na farinha.

Ingredientes:

1 xícara de chima (farinha de mandioca)
1 colher de sopa de polvilho (goma)
2 xícaras de água fria
não leva sal

Modo de fazer:
- misturar bem e levar ao fogo até formar uma pasta bem grossa (como a massa crua de pão), se necessário agregar mais água;
- acompanha pratos de peixe, frango, carne ou frutos do mar, com molhos bem apimentados, chamados, genericamente, de caril (ou curry - condimento indiano em pó, amarelo, composto de várias especiarias, sobretudo açafrão). Em algumas regiões, o caril é usado como tempero, em outras, usa-se a pasta de dendê pilada com ou sem leite de coco.


Receita Matapa (Moçambique)

Ingredientes:

2 kg de folhas novas de abóbora picadas ou de mandioca moídas
1 copo de amendoim cru
1 copo de leite de coco
camarão seco ou em pó (opcional)
½ kg de cebola
½ kg de tomate

Modo de fazer:
- forrar a panela com cebola e tomate picados e acrescentar as folhas de abóbora cortadas;
- bater o amendoim no liquidificador com 1 litro de água e coar;
- acrescentar o leite de amendoim, o de coco, o sal e o camarão seco;
- cozinhar em fogo baixo por 1 hora;
- servir com arroz.


02 - Argélia, Marrocos e Tunísia (norte da África)

Receita Conserva de limão

Ingredientes:

6 limões sicilianos (amarelo de casca grossa)
2 dentes de alho ligeiramente amassados
3 ramos de coentro
1 a 2 malaguetas picadas
óleo e sal

Modo de fazer:
- cortar os limões em fatias finas e tirar as sementes;
- polvilhar com bastante sal;
- deixar no escorredor por 24 horas;
- colocar em vidros e misturar o alho, pimenta e coentro;
- cobrir os limões com óleo ou azeite;
- comprimir bem os limões para retirar todo o ar;
- fechar e deixar curtir por 1 mês ou mais (os limões perdem a acidez);
- acompanha carnes, peixes e saladas.


Receita Frango com especiarias

Ingredientes:

1 frango (de 1 ½ kg, inteiro ou em pedaços grandes)
2 tomates picados
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
½ colher de café de açafrão
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de gengibre ralado
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de amendoim torrado
1 colher de sopa de gergelim tostado
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
pimenta malagueta picada a gosto
sal

Modo de fazer:
- levar ao fogo o azeite com todas as especiarias e o frango (exceto o mel, gergelim e amendoim);
- deixar levantar a fervura, baixar o fogo e cozinhar por cerca de 1h, até o frango ficar cozido;
- retirar o frango e aferventar o molho até engrossar;
- adicionar o mel ao molho;
- despejar sobre o frango e enfeitar com o gergelim e o amendoim.


Receita Salada de limão

Ingredientes:

6 limões sicilianos (amarelo de casca grossa) descascados e picados
1 cebola grande cortada em rodelas finas
1 maço de salsa
Pimenta malagueta picada
óleo ou azeite
sal a gosto

Modo de fazer:
- misturar todos os ingredientes;
- acompanha peixe, churrasco ou frango.


03 - Bolívia

Receita Feijão com almôndegas

Ingredientes:

2 xícaras de feijão
2 cebolas grandes picadas bem finas
4 tomates picados em cubos
½ kg de carne moída
2 ovos
pimenta a gosto

Modo de fazer:
- deixar o feijão de molho na véspera;
- cozinhar o feijão;
- misturar a carne, 2 tomates, uma cebola e os ovos; fazer pequenas almôndegas e fritá-las;
- refogar a cebola, o tomate e adicionar um copo de água;
- deixar ferver e acrescentar as almôndegas e o feijão já cozido; cozinhar mais um pouco;
- adicionar pimenta a gosto;
- servir com mandioca, arroz ou polenta (angu).


Receita Feijão com frango

Ingredientes:

2 xícaras de feijão cozido
½ kg de frango
2 tomates
1 cebola
2 colheres de sopa de maizena
alho
salsa
pimenta a gosto

Modo de fazer:
- cortar e temperar o frango em pedaços;
- cozinhar com água para sobrarem 2 xícaras de caldo;
- desfiar e reservar;
- refogar a cebola, o alho, o frango desfiado, a pimenta e o feijão por alguns minutos;
- acrescentar o caldo do frango e a maizena diluída em um pouco de água; cozinhar até engrossar (mais ou menos 10 minutos);
- servir com salsa;
- acompanha mandioca cozida, arroz ou polenta.


04 - Colômbia

Em todos os países, menos no Brasil, o abacate é um prato salgado. Vamos experimentar?

Receita Ajiaco (sopa)

Ingredientes:

1 kg de batata (mandioca ou inhame)
1 frango pequeno temperado em pedaços
1 maço de guascas (picão branco) ou agrião
2 xícaras de milho verde
3 abacates
óleo e sal

Modo de fazer:
- refogar o frango;
- acrescentar 2 litros de água e a batata cortada em pedaços grandes;
- depois de cozido, retirar o frango e desfiar;
- bater as batatas no liquidificador para dar a consistência cremosa;
- voltar o frango para a panela com o milho verde e as guascas;
- cozinhar por 10 minutos;
- servir com abacate cortado em 4.


Receita Vinagrete de abacate

Ingredientes:

1 abacate
3 colheres de sopa de limão ou vinagre
1 colher de sopa de salsa picada
1 xícara de óleo
sal
pimenta a gosto

Modo de fazer:
- bater os ingredientes no liquidificador ou amassar o abacate e misturar os demais ingredientes;
- acompanha salada de folhas.


Receita Viudo de Capaz

Ingredientes:

8 postas de peixe temperado a gosto
2 cebolas grandes cortadas em 4
2 ramos de salsa
2 ramos de coentro
4 bananas verdes descascadas, cortadas ao meio e depois no sentido longitudinal
½ kg de mandioca cortada em pedaços
½ kg de abóbora com casca, cortada em pedaços grandes
½ kg de batata em rodelas grandes
2 xícaras de refogado (tomate, cebola, pimentão e cominho)
pimenta a gosto
óleo e sal

Modo de fazer:
- ferver a água com coentro, salsa, sal e pimenta;
- acrescentar a banana e cozinhar por 10 minutos;
- depois acrescentar a mandioca, a batata, a abóbora; cozinhar por 15 minutos ou até amolecerem;
- a seguir, incorporar o peixe e cozinhar por 15 minutos;
- arrumar em um recipiente, em fileiras, o peixe, a banana, a batata, a abóbora e a mandioca;
- cobrir com o refogado e temperos verdes picados;
- servir o caldo separadamente.


05 - Filipinas

Receita Galinha em adobo

Ingredientes:

1 ½ kg de frango em pedaços
4 dentes de alho amassados
½ copo de vinagre
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de pimenta do reino
1 xícara de óleo
2 folhas de louro
sal

Modo de fazer:
- colocar o frango numa panela com todos os temperos;
- tampar e cozinhar em fogo baixo até a carne ficar macia;
- depois de cozido retirar e reservar;
- em óleo quente, fritar o frango de ambos os lados até ficar dourado;
- servir com alface cortada em tiras, tomates em gomos e cubos de abacaxi fresco.


Receita Peixe

Ingredientes:

1 kg de filé de peixe (sardinha, merluza)
½ copo de vinagre
¼ de copo de água
4 alhos amassados
1 xícara de café de gengibre picado em tiras finas
pimenta do reino amassada e sal a gosto

Modo de fazer:
- temperar o peixe com todos os ingredientes;
- colocar na panela, tampar e deixar cozinhar por 10 minutos;
- servir quente.


06 - Irã

Receita Eggah

É um prato tradicional da Pérsia. É um tipo de omelete grossa, firme e assada, servida em fatias, fria ou quente.

Ingredientes:

6 ovos
só temperos verde ou espinafre picado ou legumes ralados ou cebola, alho, pimentão e
tomate ou frango desfiado ou camarão ...
sal
pimenta a gosto

Modo de fazer:
- misturar os 6 ovos batidos com o recheio escolhido;
- despejar em pirex ou tabuleiro untado com óleo;
- assar em fogo médio, até ficar firme (15 a 20 minutos);
- cortar e servir em fatias.

Outra forma de fazer é:
- refogar o recheio em frigideira;
- acrescentar os ovos batidos;
- baixar o fogo e tampar;
- quando soltar do fundo, virar para dourar do outro lado;
- servir quente ou fria.


Receita Kabab

Ingredientes:

½ kg de carne moída 2 vezes
2 cebolas raladas
1 colher de café de açafrão
2 gemas
pimenta
sal
espetos

Modo de fazer:
- colocar a carne em uma tigela e cobrir com as cebolas raladas;
- deixar na geladeira por várias horas;
- 20 minutos antes de servir, retirar a carne deixando o caldo com a cebola;
- temperar com sal, pimenta, açafrão e as gemas;
- fazer cilindros de carne em torno de um espeto;
- grelhar o espeto na brasa;
- cozinhar o caldo com a cebola e servir em separado.


07 - Israel

Receita Salada de Tahine

Ingredientes:

4 tomates não muito maduros picados em cubo
2 pepinos picados em cubos
1 cebola grande picada em cubos
½ maço da salsa picada

Molho:

3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim) ou 3 colheres de sopa de gergelim tostado e
batido no liquidificador
suco de ½ limão
1 dente de alho muito bem amassado
1 ovo cozido bem picado

Modo de fazer:
- misturar bem os ingredientes e acrescentar o molho;
- preparar uma hora antes de servir.


08 - Japão

Receita Conserva de gengibre

Ingredientes:

gengibre novo cortado em rodelas finas
1 copo de vinagre
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal

Modo de fazer:
- ferver o vinagre com o açúcar e o sal;
- colocar o gengibre em um vidro e cobrir com o vinagre fervendo;
- conserva por meses.


Receita Salada de acelga

Ingredientes:

1 acelga
1 colher (ou mais) de gengibre ralado
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de sopa de vinagre ou limão
2 colheres de óleo
sal a gosto

Modo de fazer:
- rasgar as folhas de acelga menos o talo branco;
- acrescentar o sal, vinagre e o gengibre;
- amassar suavemente;
- aquecer o óleo com o gergelim até que os grãos comecem a saltar e despejar sobre as folhas.


Receita Yakisoba de frango, carne ou camarão

Ingredientes:

½ kg de peito de frango, carne ou camarão
250g de espaguete cozido al dente (ou 3 xícaras de arroz cozido)
1 cebola cortada em fatias grossas
1 xícara de couve-flor (buquês)
1 xícara de brócolis
1 pimentão cortado em tiras finas
1 xícara de vagem cortada enviesada
2 xícaras de acelga (cortada em tiras de 2 dedos)
1 xícara de cenoura (cortada em tiras finas enviesadas)
½ xícara de shoyu
1 colher de sopa de maizena
2 colheres de sopa de óleo

Modo de fazer:
- refogar o frango sem tempero, com óleo, pimentão e shoyu; reservar;
- cozinhar as verduras em vapor ou em água fervente, por 5 minutos;
- em uma panela grande e fogo alto, refogar, com 1 colher de óleo, o macarrão já cozido al dente;
- em seguida, acrescentar o frango, as verduras e a maizena, dissolvida em 1 xícara de água de cozimento das verduras.


09 - Marrocos

Receita Almôndegas com arroz

Ingredientes:

200g de arroz cru
½ kg de carne moída
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de semente de coentro moído
2 cebolas grandes picadas
1 colher de café de açafrão
2 xícaras de chá de água
½ xícara de chá de salsa picada
2 colheres de sopa de limão
pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
- misturar o arroz, a carne, a canela, o coentro e fazer 20 bolinhos;
- dourar as almôndegas em óleo;
- acrescentar a cebola, o açafrão e a pimenta;
- cobrir com água e cozinhar em fogo lento por 40 minutos;
- depois de cozidas, acrescentar a salsa e o limão;
- servir com salada de legumes e folhas.


10 - México

No México a semente de abóbora é muito usada. Ela pode ser consumida ao natural ou tostada (com sal ou pimenta). Também é costume o consumo apenas da amêndoa, inclusive há receitas de pé-de-moleque de amendoim com gergelim e amêndoas de abóbora.

Receita Guacamole verde

Ingredientes:

3 abacates grandes maduros amassados
8 tomates picados sem semente
2 dentes de alho bem amassados
pimenta verde ardida a gosto
1 maço de coentro
1 cebola picada
1 limão (sumo)
sal a gosto

Modo de fazer:
- misturar bem os ingredientes e servir com churrasco de carne, frango ou tortilhas em folha de alface ou acelga.


11 - Portugal

Receita Arroz de cabidela

Ingredientes:

1 frango temperado cortado em pedaços
sangue de um frango com vinagre (para não talhar)
3 xícaras de arroz
1 cebola
água fervente
salsa ou coentro
óleo ou azeite

Modo de fazer:
- refogar a cebola, com óleo ou azeite;
- acrescentar o frango e água suficiente;
- quando estiver cozido, acrescentar o arroz e água fervente;
- dois minutos antes de apagar o fogo, acrescentar o sangue;
- servir quente com salsa ou coentro.


Receita Arroz de carqueja

Ingredientes:

1 ramo de carqueja
200 g de lingüiça fatiada
2 cebolas picadas
½ frango picado
3 xícaras de arroz
1 folha de louro
9 xícaras de água fervente
salsa, óleo, alho e sal a gosto

Modo de fazer:
- deixar a carqueja na água por 2 horas;
- refogar a cebola, o alho e o louro em óleo;
- acrescentar a água de carqueja, a lingüiça fatiada, o frango e sal;
- ferver até ficar quase cozido;
- misturar o arroz cru com 9 xícaras de água fervente;
- servir quente com a salsa picada.


Receita Berinjelas guisadas

Ingredientes:

3 berinjelas picadas em cubos
2 tomates picados em cubos
1 cebola picada em cubos
3 ovos inteiros batidos com garfo
alho e sal a gosto

Modo de fazer:
- refogar as berinjelas, os tomates, a cebola e o alho em fogo médio;
- quando os ingredientes estiverem cozidos, apagar o fogo e misturar os ovos batidos;
- servir em seguida.


Receita Caldo verde

Ingredientes:

1 kg de batata
½ copo de azeite
1 maço de couve picada bem fina
água e sal a gosto

Modo de fazer:
- cozinhar as batatas descascadas com o azeite, água e sal;
- em seguida, amassar bem e acrescentar a couve;
- servir quente.


Receita Sardinha a escabeche

Ingredientes:

sardinhas
2 tomates picados em cubos
cebolas
azeite
salsa
vinagre
pimenta e sal a gosto
arroz cozido (acompanhamento)

Modo de fazer:
- limpar as sardinhas, tirando as guelras e tripas, sem abrir;
- temperar com sal e pimenta;
- enxugar num pano e fritar com azeite;
- usar o azeite que sobrou para fritar as cebolas até ficarem transparentes;
- juntar salsa e vinagre suficientes para ficar um pouco azedo;
- arrumar as sardinhas em travessa e regar com o molho que se formou; salpicar com salsa;
- servir bem quente com arroz.


Receita Vagem à moda de Castelo Branco

Ingredientes:

½ kg de vagem
2 dentes de alho
1 cebola picada em cubos
2 colheres de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de farinha de milho (fubá)
2 ovos
óleo ou azeite
água e sal a gosto

Modo de fazer:
- cortar as vagens no sentido do comprimento e depois ao meio; cozinhá-las com água e sal;
- refogar, em óleo ou azeite, alho e cebola;
- juntar as vagens já cozidas e deixar ferver com água;
- misturar o vinagre, a farinha de milho, os ovos e deixar cozinhar mais um pouco.

Nota: as vagens podem ser trocadas por guias de abóbora (cambuquira) ou palma nova cortada em tiras como a vagem.


12 - Tailândia

Receita Bananas secas ao sol

Ingredientes:

6 bananas pequenas de vez (quase maduras)
1 xícara de mel

Modo de fazer:
- cortar em fatias finas (de comprido) e deixar secar ao sol;
- quando prontas, mergulhar no mel e deixar secar por mais um dia;

Outra opção:
- colocar as bananas na grelha no forno a 150ºC, por 1h;
- mergulhar no mel e voltar ao forno por mais 20 minutos.


Receita Espinafre chamuscado

Ingredientes:

1 maço do espinafre lavado e bem escorrido
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de gergelim
6 dentes de alho fatiados bem fino
pimenta fresca em fatias finas a gosto

Modo de fazer:
- aquecer uma frigideira até ficar bem quente;
- acrescentar o óleo, o alho e o gergelim;
- assim que dourar, acrescentar os demais ingredientes;
- mexer por 30 segundos e servir.


Receita Kai Yang (frango grelhado)

Ingredientes:

1 frango cortado em 4 partes
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre
2 raízes de coentro
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de açúcar
½ colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de óleo

Modo de fazer:
- socar o alho, o gengibre, as raízes de coentro, o sal e a pimenta do reino;
- passar a mistura no frango;
- deixar descansar por 30 minutos;
- grelhar;
- servir com arroz.


Receita Picles de manga verde

É uma boa forma de utilizar as mangas antes da safra ou quando caem com o vento.

Ingredientes:

1,2 kg de manga verde descascada (podem ser usadas as mangas com 5 cm de
comprimento, sem o caroço)
1 litro de água
1 xícara de sal
½ xícara de açúcar

Modo de fazer:
- ferver bem a água com o sal e o açúcar e deixar esfriar (funciona como conservante);
- cortar a manga em pedaços grandes;
- colocar num recipiente e acrescentar o conservante até cobrir;
- descansar por 15 dias antes de usar.


Receita Purê de banana

Ingredientes:

6 bananas maduras
½ xícara de leite de coco
1 pitada de sal

Modo de fazer:
- bater a banana no liquidificador com o leite de coco até formar uma pasta;
- colocar a pasta em uma panela grande untada com óleo e levar ao fogo médio por 10 minutos ou até secar;
- espalhar sobre um tabuleiro deixando a massa com 2 cm de altura;
- cortar em quadrados;
- pode ser polvilhada com coco (fresco ralado) ou gergelim torrado.


Receita Salada mista

Ingredientes:

½ kg de peito de frango grelhado
1 cebola fatiada em rodelas bem finas
1 tomate cortado em gomos
1 pepino cortado em rodelas finas
½ xícara de coentro picado
½ xícara de cebolinha picada
pimenta fresca a gosto
óleo ou azeite
limão

Modo de fazer:
- desfiar a carne bem fina e misturar todos os ingredientes na hora de servir.